terça-feira, 22 de junho de 2010

Musica do dia

Depois de 40 anos meu "paisito" Uruguai ta se classificando na Copa do Mundo. E daí ? eu lá ligo pra futebol ? mais não adianta, eu sou patriota, e o orgulho que dá ver sua terra se destacando em alguma coisa dá vontade de contar pra todo mundo ! Não torço pra ninguem, mais se ganhar Uruguai é claro que vou ficar feliz kkkkk, aliás torço pra qualquer pais da América Latina levar essa. Afinal somos todos irmãos !
Bom, e aproveitando todo esse patriotismo exaltante, na musica do dia de hoje vou apresentar a vocês alguns conterrâneos meus que fazem sucesso em terras charrúas.

Pra começar, vou falar de um cantor que certamente vocês ja ouviram falar, ele se destacou em 2005 por ser o primeiro latinoamericano a ganhar um oscar de melhor canção original com a musica "Al otro lado del río" do filme "Diários de motocicleta" do diretor Walter Salles. Estou falando do cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler.


Eu conheci o seu trabalho por volta de 2002, na época eu trabalhava num programa de radio e uma de suas musicas "Sea" era tema de abertura do mesmo. Ai me interessei e ouvindo suas musicas me encantei com as letras que falavam muito do cotidiano dos uruguaios e na melodia também ele usa musicas típicas do Uruguai, eu gosto muito quando o artista utiliza coisas regionais no seu trabalho.
Uma de minhas musicas preferidas no repertorio dele é "Frontera", me identifico demais com a letra pois eu nasci e me criei na fronteira do Uruguai com Brasil e essa musica fala exatamente sobre alguem que se criou na fronteira, na letra ele diz: 'Eu não sei de onde sou, minha casa está na fronteira e as fronteiras se mexem como as bandeiras', muito lindo.
Frontera

Super vale a pena conferir o trabalho desse moço, principalmente quem curte MPB vai gostar, pois sua musica é parecida com os artistas de mpb daqui.



Outro artista uruguaio que vale a pena destacar é Jaime Roos, éste eu conheci logo na minha infancia, ele é da mesma cidade do meu pai e minha família toda curte. Nasceu no bairro Sur, em um apartamento da rua Convención, a alguns metros da rua Durazno - esquina  imortalizada em um de seus maiores sucessos. Faz uma música extremamente original, combinando quatro elementos básicos: rock, candombe, murga e milonga.
Durazno y Convención



Pablo Estramín(foto acima) se foi cedo aos 47 anos devido a um cancer no cérebro, ele era um dos artistas mais famosos e mais promissores do Uruguai, suas musicas são tão importantes que são cantadas nas escolas, e foi exatamente na escola que eu conheci seu trabalho.
Adepto do chamado "canto popular" uruguaio, também falava do dia a dia, dos problemas políticos e sociais do pais, mesmo sendo da capital, exaltava muito o interior e a vida rural em suas composições, ganhando muitos admiradores (como eu) no interior. Também falava da ligação entre os paises do mercosul.
Ele é uma especie de Roberto Carlos uruguaio, fez homenagem pra todo mundo nas suas canções.
E como não poderia deixar de ser, vou destacar aqui a musica que ele fez em homenagem a minha cidade natal (Rivera) por quem eu tenho o orgulho de saber que ele gostava tanto.




E por último, mais não menos importante está Alfredo Zitarrosa, artista que imortalizou seu trabalho no Uruguai com seus cantos em protesto a ditadura militar, ele é um ícone uruguaio, idolatrado por todos. Foi censurado e sua musica ja foi proibida no Uruguai, hoje ele é motivo de orgulho, e os seus versos representam o sentimento de toda uma nação.
Vale destacar que ele também tem uma musica onde ele fala de uma brasileira chamada "Stefanie"
Vou deixar aqui uma das minhas musicas preferidas dele, onde ele fala com muito bom humor sobre os altos preços das coisas na época da ditadura no Uruguai, na letra ele conversa com uma senhora que pensa em se matar porque as coisas estão muito dificeis, e ele tenta convence-la a não fazer isso, pois nem adianta porque do jeito que as coisas estão até morrer sai caro !
Doña Soledad

1 comentários:

Unknown disse...

gostei do post! E ainda por cime é uruguaina... hehehehe

Sabe o q eu estou fazendo aqui???


tem tag te esperando lá no blog

http://seenovidadeeuquero.blogspot.com/2010/06/respondendo-tag.html

bjs

Postar um comentário