quinta-feira, 10 de junho de 2010

Musica do dia






                                              

Voltando a falar das músicas que gosto de ouvir, vou falar aqui de um estilo que é minha paixão a muito tempo: a música gauchesca.
Música gauchesca é aquela música típica que representa obvio o gaúcho, o Homem rural dos pampas tchê !
Gaúcho não é só quem nasce no Rio grande do Sul, tem gaúchos na Argentina e no Uruguai também. E eu sendo uruguaia de nascimento e sul-rio-grandense  de coração sou gaúcha duas vezes !
Tem uma seleta lista de artistas nativistas que eu gosto tanto que nem sei qual deles eu vou falar, mais como diz a etiqueta: "as damas primeiro". Então vou falar aqui de uma artista que é uma inspiração pra mim, é o modelo de jovem mulher gaúcha, estou falando da cantora e jornalista Shana Muller.




Ela iniciou sua carreira musical no tradicionalismo gaúcho aos 8 anos de idade, tendo participado de várias edições do Fegart/Enart, como solista vocal e integrando os conjuntos vocais de grupos de dança.
Seus primeiros passos na música foram dados a partir da gravação de "Vitória-régia", com o cantor Wilson Paim, música de grande repercussão e que fez com que Shana se firmasse de maneira destacada no meio artístico cultural do estado.

Em 2001, junto com o CTG Aldeia dos Anjos, participou do Festival Mundial de Folclore de Drumondville, no Canadá, gravando o disco The Sound of the South Brazil (O Som do Sul do Brasil), interpretando várias músicas do repertório nativista e do folclore rio-grandense.
Além da carreira de cantora, Shana também atua como apresentadora de eventos. É formada em Jornalismo pela PUC-RS e radialista pelo curso da Feplan.
Trabalhou de 2000 à 2006 na Rádio Rural AM 1.120, veículo integrante do setor rural do grupo RBS, onde exerceu as funções de Coordenadora de jornalismo, apresentadora do programa Na Estrada dos Festivais e Revista Rural, além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinense.

O ano de 2004 marcou a retomada da carreira de Shana Muller. Com músicas da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, a cantora traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo e que hoje faz da música gaúcha referência nacional.
Cantando milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, Shana Muller mostra no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira.
Preenchendo um espaço feminino que existia nesta linha de interpretação, Shana Muller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho.

Shana Muller tem tres discos gravados: Gaúcha (2004 – Usa Discos)
Firmando o Passo (2006 – Usa Discos) e seu mais recente trabalho Brinco de princesa. Ela também tem um projeto paralelo chamado Buenas e m'espalho junto com outros grandes jovens artistas da música nativista: Cristiano Quevedo, Angelo Franco e Erlon Péricles.
Abaixo um video pra vocês darem uma conferida na belíssima voz desta cantora.








0 comentários:

Postar um comentário