segunda-feira, 21 de junho de 2010

Camomila

Bom, como vocês ja perceberam eu adoro mato, adoro ervas, sou consumidora de chá mais do que os ingleses e eu acredito e comprovei que elas trazem benefícios ao nosso corpo.
Vou aproveitar o blog também para falar um pouco dessa fonte de beleza e saúde que a natureza nos dá.
Pra começar, vou falar da minha preferida (depois da erva mate claro hehe) tanto como chá quanto a beleza dessa "mini margarida": A Camomila(Matricaria recutita).

Medicinal: 

Os egípcios a usavam no tratamento da malária, devido a sua ação anti-inflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores).Para criança ajuda combater vermes. Como chá usado diáriamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.Na forma de infusão é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.Não deve ser utilizada em doentes que tomem medicamentos com varfarina, pois os riscos de hemorragia são aumentados.

Estético:

A camomila é vulgarmente utilizada para clarear o cabelo. A planta actua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural. Existem disponíveis no mercado dezenas de shampoos de camomila e ainda outras loções aclaradoras que também recorrem a este processo natural.A camomila é, igualmente, muito utilizada em cremes, devido à acção suavizadora da pele. Em determinados casos, a camomila actua na pele atribuíndo-lhe luminosidade e retirando o ar seco e envelhecido.
 
Fonte: Wikipédia

Eu particularmente amo camomila, o sabor do chá é um dos mais gostosos na minha opinião, eu bebo tanto puro quanto misturado no chimarrão, a planta também além de ser muito linda e delicada exala um aroma encantador, minha avó costumava fazer travesseiros de camomila pois seu cheiro sedativo ajudava a ter um sono mais tranquilo.
Lavar os cabelos com camomila não vai deixar seu cabelo loiro da noite pro dia, mais ajuda a dar um brilho maravilhoso e ao longo do tempo faz luzes, eu ja experimentei e pelo menos no meu cabelo castanho funcionou ! vale também usar produtos para cabelo a base de camomila.

0 comentários:

Postar um comentário