terça-feira, 15 de junho de 2010

"Gaúchos e gaúchas de todas as querências !"

Neste post vou falar de uma figura de enorme importancia na minha vida, ele foi grande influência pra mim e acredito que pra muita gente que gosta da cultura gaúcha, estou falando do senhor Antônio Augusto Fagundes ou Nico como todos o chamam.
Eu sou da geração que cresceu vendo o Galpão Crioulo e foi através dele que conheci e comecei a gostar da cultura gaúcha e tive forte aproximação com as minhas raízes.
Acho que ele foi o grande responsável pela aproximação dos jovens na cultura gaúcha, tornou a música gauchesca numa coisa popular atigindo a grande massa, coisa que antigamente só passava em radio AM as 5 da manhã, hoje tem forte apelo popular, toca em qualquer quantia em todas as radios do sul. Ele foi quem tirou os artistas que só tocavam em festivais e levou pra televisão.
Outra coisa que admiro no Nico é o vasto conhecimento que ele tem sobre gauchismo e o apoio que ele da a cultura de todos os paises, enquanto outros se concentram apenas no Brasil, ele sabe da importancia que outros paises e outras etnias tiveram na nossa cultura, como os alemães, italianos, portugueses, negros, indios, etc.


Antonio Augusto ("Nico") Fagundes (Alegrete, 4 de novembro de 1934) é um poeta, compositor, ator e apresentador de televisão brasileiro.

Filho de Euclides Fagundes e Florentina da Silva Fagundes, é formado em Direito, pós-graduado em História do Rio Grande do Sul e mestre em Antropologia Social. Todos os seus cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).É pessoa reconhecida na cultura gaúcha, premiado incontáveis vezes como poeta, novelista, compositor, autor e ator de teatro, televisão e cinema.Atualmente apresenta pela RBS TV (afiliada da TV Globo) o programa Galpão Crioulo, com uma das maiores audiências da televisão gaúcha.O Canto Alegretense, canção cujos versos são de sua autoria, é mais cantado que o próprio hino de Alegrete.Antonio Augusto Fagundes é respeitado como autoridade em folclore gaúcho, história do Rio Grande, antropologia, religiões afro-gaúchas, indumentária do Rio Grande, cozinha gauchesca e danças folclóricas.Além disso, sempre deu a devida importância à dupla ligação da cultura gaúcha com o outro Brasil e com os países do Prata. Tornou-se, assim, com o tempo e apoiado em uma biblioteca preciosa, um estudioso sério, respeitado e aclamado no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina, conferencista bilíngüe e autor de inúmeras obras de consulta obrigatória para estudiosos na área.Entretanto, a face menos conhecida deste intelectual brilhante, é também sua face mais antiga, a de poeta.

Os Fagundes são muito conhecidos no sul do Brasil, todos são artistas e trabalham no meio gauchesco, outro Fagundes que eu adoro é o Neto Fagundes, sobrinho do Nico, cantor e também apresenta o Galpão Crioulo ao lado de seu tio. Mais dele falarei em outro post.

Galpão Crioulo

0 comentários:

Postar um comentário