terça-feira, 15 de junho de 2010

Me aqueça nesse inverno ...


Ta fazendo um frio danado aqui em São Paulo que até parece que eu to no Sul ! E pra me aquecer nesse inverno (que ainda nem começou) não tem café, não tem sopinha que seja melhor que a bebida dos deuses, o meu idolatrado chimarrão ! 
É dificial achar erva mate aqui no sudeste, por isso as vezes fico meses sem tomar, hoje aproveitei que fui num mercado que tinha erva e ja peguei uns quatro pacotes ! 


O chimarrão, (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e principalmente Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.
É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate (Ilex paraguariensis), e água quente. Embora a acepção mate seja castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".Chimarrão (cimarrón em espanhol) também designa o gado que foge para o mato e torna-se selvagem.


O chimarrão é montado com erva-mate, geralmente servido quente de uma infusão. Tem gosto que mistura doce e amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor verde, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos outros mais encorpados, vendidos a diversos preços.
Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira, que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a altura de um copo fundo, no formato de um seio de mulher. Há quem tome chimarrão em outros recipientes, mas a prática é geralmente mal vista.
O outro talher indispensável é a bomba ou bombilha, um canudo de cerca de 6 a 9 milímetros de diâmetro, normalmente feito em prata lavrada e muitas vezes ornado com pedras preciosas, de cerca de 25 centímetros de comprimento em cuja extremidade inferior há uma pequena peneira do tamanho de uma moeda e na extremidade superior uma piteira semelhante a usada para fumar, muitas vezes executada em bom ouro de lei.

Um video pra vocês terem uma ideia de como se prepara o delicoso chimarrão: Preparando o chimarrão 

Eu sou adepta de misturar chá na erva do chimarrão pra dar um sabor diferente e gostoso, os sabores que mais gosto são: camomila, erva doce, capim cidreira e hortelã.
Existem os mais variados tipos de erva mate, da mais fina, mais grossa, com açucar, sem açucar, ai vai do gosto de cada um.

Então neste inverno estão todos convidados a experimentar essa lendaria bebida que é o chimarrão. 




 

 

0 comentários:

Postar um comentário