segunda-feira, 28 de junho de 2010

Lavanda(alfazema)


Um dos perfumes que eu mais amo no mundo inteiro*.* é o de lavanda, ou alfazema, essa flor do campo de cor púrpura além de ser linda exala um aroma encantador, eu diria hipnotizador !
Na minha cidade natal tem campos de alfazema, eu pensava "como uma flor do campo tão comúm pode ser fonte de uma das essencias mais populares em perfumes no mundo inteiro ?" E ela nem chega a ser uma flor, é só um arbusto !! ah é por isso que eu adoro mato ! 

  

As lavandas (populamente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, filo Magnoliophyta, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os subarbustos. O nome é mais frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação.

O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.

As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos paises que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. As flores da lavanda podem ser utilizadas como decoração de bolos. A lavanda também é usado como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (França).

Lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia.

Os maiores produtores de lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.
 


2 comentários:

Unknown disse...

q pena q não podemos desfrutar dos cheiros virtualmente... caberia como uma luva um post bem perfumado!!!

Que lindas imagens!!! Adoraria ver um campo de lavanda ao vivo!!!

bjs

anne_lee disse...

Concordo contigo que o perfume da lavanda é hipnotizador! É tão gostoso e suave. Também adoro esse cheirinho!

Adorwi seu blog :) já conquistou uma leitora e também sou sua seguidora :)

se quiser passar no meu mimo, ele é novinho! tá quentinho ainda :)
http://a-beautiful-mess-for-girls.blogspot.com

obrigada :*

Postar um comentário