sábado, 3 de julho de 2010

Curiosidades: Sono




10. Você esquece de 90% dos seus sonhos.
Depois de 5 minutos acordado, você esquece metade dos seus sonhos.
9. Cegos também sonham
Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos com imagem. Pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos como sons, cheiro, toques e emoções.
8. Sonhar previne psicose.
Em um recente estudo, os alunos que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda conseguiram dormir por mais 8 horas, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas 3 dias.
Quando finalmente foi permitido seu sono, recuperando o tempo perdido, aumentaram consideravelmente o percentual gasto na primeira fase.
7. Todo mundo sonha.
Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica), mas homens e mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas. Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente sobre os homens e as mulheres.
6. Os sonhos não são exatamente sobre o que eles são.
Os sonhos falam em uma língua profundamente simbólica. A mente, inconsciente, tenta comparar o seu sonho a algo mais, que é semelhante. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, é provável que seja somente um símbolo.
5. Nem todos os sonhos são coloridos.
12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante da população sonha com todas as cores.
4. Nós só sonhamos com o que conhecemos.
Nossos sonhos estão frequentemente cheios de rostos estranhos – você sabia que sua mente não está inventando esses rostos? – eles são rostos de pessoas reais, que você viu durante sua vida, mas pode não saber ou se lembrar. O assassino do seu último sonho pode ser o cara que abasteceu o carro de seu pai quando você ainda era criança.
Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante nossas vidas, por isso, temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.
3. Pessoas que deixam algum hábito tem sonhos mais vívidos.
As pessoas que fumaram por um longo tempo, e pararam, relataram ter sonhos mais vívidos do que o normal. Além disso, de acordo com o “Jornal de Anomalias Psicológicas”, em um grupo de 293 fumantes em abstinência entre 1 e 4 semanas, 33% relataram ter pelo menos 1 sonho que estava fumando.
2. Estímulos externos invadem nossos sonhos
Chamado “incorporação no sonho”, é a experiência que a maioria de nós temos onde um som do mundo real é ouvido e incorporado no sonho, de alguma forma.
1. Você está paralisado enquanto dorme.
Acreditem ou não, o seu corpo está praticamente paralisado durante o sono. Segundo a Wikipédia, glândulas começam a fabricar um hormônio que as ajudam a induzir o sono e neurônios enviam sinais à coluna espinhal que fazem com que o corpo descanse e depois fique paralisado.

E têm mais:
 
Quando alguém estiver roncando, não está sonhando.
Bebês não sonham até a idade de 3 anos.
Se você for despertado fora do REM (Rapid Eye Movement – Rápido Movimento dos Olhos) está mais propenso a se lembrar do sonho, do que se for acordado de um sono noturno.


1 comentários:

Unknown disse...

nossa, que legal! Muita coisa que eu não sabia sobre o sono!!!

bjs

Postar um comentário